sexta-feira, 3 de agosto de 2007

CORPO VIVIDO


1ª ETAPA: CORPO VIVIDO (até 3 anos de idade)


Esta etapa corresponde à fase da inteligência sensório-motora de Jean Piaget. Um bebê sente o meio ambiente como fazendo parte dele mesmo. Não tem a consciência do “eu” e se confunde com o espaço em que vive. À medida que cresce, com um maior amadurecimento de seu sistema nervoso, vai ampliando suas experiências e passa, pouco a pouco, a diferenciar de seu meio ambiente. Nesse período a criança a criança tem uma necessidade muito grande de movimentação e através desta vai enriquecendo a experiência subjetiva de seu corpo e ampliando a sua experiência motora. Suas atividades iniciais são espontânea, isto é, não pensadas.
De início, portanto, a criança passa pela fase de vivência corporal. Ela corre, brinca, trabalha seu corpo, passa pelo que De Meur (1984, p. 13) chama de atividade espontânea ( dos brinquedos) para uma atividade integrada. De Meur afirma que ela passa pela fase de conhecimento das partes de seu corpo sentindo interiormente cada segmento e vendo cada segmento dela em um espelho, em uma outra criança e em uma figura.
Esta etapa, portanto, é dominada pela experiência vivida pela criança, pela exploração do meio, por sua atividade investigadora e incessante. Ela precisa ter suas próprias experiências e não se guiar pelas do adulto, pois é pela sua prática pessoal, pela sua exploração que se ajusta, domina, descobre e compreende o meio. Este ajuste significa que a criança, mesmo sem a interferência da reflexão, adequa suas ações às situações novas, isto é, desenvolve uma das funções mais importantes que é a “função de ajustamento”.
Esta adquire também uma verdadeira memória do corpo a qual, por sua vez, é responsável pela eficácia dos ajustamentos posteriores.

Um comentário:

Anônimo disse...

a criança prescisa dec espaço suficientee para descobrir sua coordenação motora .