sexta-feira, 3 de agosto de 2007

DESENVOLVIMENTO DO ESQUEMA CORPORAL


CONSIDERAÇÕES GERAIS
O esquema corporal não é um conceito aprendido, que se possa ensinar, pois não depende de treinamento. Ele se organiza pela experienciação do corpo da criança. Como já afirmamos anteriormente, é uma construção mental que a criança realiza gradualmente, de acordo com o uso que faz de seu corpo. É um resumo e uma síntese de sua experiência corporal.
A criança nasce com uma bagagem de sensações e percepções proprioceptivas, mas, por falta de mielinização das fibras nervosas, não consegue organizá-la. Na medida em que há maior amadurecimento do sistema nervoso, ela vai podendo distinguir, por exemplo, que o desconforto que sentia anteriormente é proveniente de fome ou dor. Assim, desde o nascimento, vai gradualmente organizando as diversas sensações que vão surgindo. Guillarme (1983, p. 39) traduz muito bem este pensamento:

O esquema corporal ... não tem nada a ver com a tomada de consciência sucessiva de elementos distintos, os quais, como num quebra-cabeça, iriam pouco a pouco encaixar-se uns nos outros para compor um corpo completo a partir de um corpo desmembrado. O esquema corporal revela-se gradativamente à criança, da mesma forma que uma fotografia revelada na câmara escura mostra-se pouco a pouco para o observador, tomando contorno, forma e uma coloração cada vez mais nítidos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Quando a criança, 5 anos em escolaridade, desenha de ponta cabeça é porque está com dificuldades no esquema corporal?

Anônimo disse...

Link quebrado. Desculpem-me, mas não encontrei como me comunicar por e-mail com vocês.
Gostaria de avisar que o link:
http://www.bengalalegal.com/autidefi.php
está quebrado, pois o endereço foi trocado para:
http://www.bengalalegal.com/autidefi
apenas se retirando o .php do final.

Abraços agradecidos do MAQ.