sexta-feira, 3 de agosto de 2007

CORPO PERCEBIDO OU DESCOBERTO


2ª ETAPA: CORPO PERCEBIDO OU “DESCOBERTO” (3 a 7 anos)


Esta etapa corresponde à organização do esquema corporal devido à maturação da “função de interiorização”, aquisição esta de suma importância porque auxilia a criança a desenvolver uma percepção centrada em seu próprio corpo. Le Boulch (1984b, p.16)define a função de interiorização como “a possibilidade de deslocar sua atenção do meio ambiente para seu corpo próprio a fim de levar à tomada de consciência”.
A função de interiorização permite também a passagem do ajustamento espontâneo, citado na primeira fase, a um ajustamento controlado que, por sua vez, propicia um maior domínio do corpo, culminando em uma maior dissociação dos movimentos voluntários. A criança com isto passa a aperfeiçoar e refinar seus movimentos adquirindo uma maior coordenação dentro de um espaço e tempo determinado.
Ela percebe as tomadas de posições e associa seu corpo aos objetos da vida quotidiana. Ela chega à representação mental dos elementos do espaço e isto é possível graças à primeira fase de descoberta e experiências vividas pela criança. Ela descobre sua dominância e com ela seu eixo corporal. Passa a ver seu corpo como um ponto de referência para se situar e situar os objetos em seu espaço e tempo. Este é o primeiro passo para que ela possa, mais tarde, chegar à estruturação espaço-temporal.
Ela tem acesso a um espaço e tempo orientado a partir de seu próprio corpo. Chega, pois, à representação dos elementos de espaço, descobrindo formas e dimensões. Neste momento assimila conceitos como embaixo, acima, direita, esquerda. Adquire também noções temporais como a duração dos intervalos de tempo, de ordem e sucessão, isto é, o que vem antes, depois, primeiro, último.
No final desta fase, diz Le Boulch citando Ajuriaguerra, o nível de comportamento motor bem como o nível intelectual pode ser caracterizado como pré-operatório, porque está submetido à percepção num espaço em parte representado, mas ainda centralizado sobre o próprio corpo
.

2 comentários:

Unknown disse...

Qual a referência deste texto?

Atenciosamente

PAtricia

Unknown disse...

Qual a referência deste texto?
Atenciosamente

Patricia