sexta-feira, 3 de agosto de 2007

CORPO REPRESENTADO




3ª ETAPA: CORPO REPRESENTADO (7 a 12 anos)



Nesta etapa observa-se a estruturação do esquema corporal. Até este momento, a criança já adquiriu as noções do todo e das partes do seu corpo (que é percebido através da verbalização e do desenho da figura humana), já conhece as posições e consegue movimentar-se corretamente no meio ambiente com um controle e domínio corporal maior. A partir daí, ela amplia e organiza seu esquema corporal.
No início desta fase a representação mental da imagem do corpo consiste numa simples imagem reprodutora. É uma imagem de corpo estática e é feita da associação estreita entre os dados visuais e cinestésicos. A criança só dispõe de uma imagem mental do corpo em movimento a partir de 10/12 anos, significando que atingiu “uma representação mental de uma sucessão motora”, com a introdução do fator temporal (Le Boulch, 1984a, p. 20)
Sua imagem de corpo passa a ser antecipatória, e não mais somente reprodutora, revelando um verdadeiro trabalho mental devido à evolução das funções cognitivas correspondentes ao estágio preconizado por Piaget de “operações concretas”.
A imagem do corpo representado permite à criança de 12 anos “dispor” de uma imagem de corpo operatório que é o suporte que a permite efetuar e programar mentalmente suas ações em pensamento. Torna-se capaz de organizar, de combinar as diversas orientações.
Outro fator que Le Boulch apresenta, como correspondente ao estágio das operações concretas, é a passagem da centralização do corpo, isto é, da percepção de um espaço orientado em torno do corpo próprio à descentralização, à representação mental de um espaço orientado “no qual o corpo está situado como objeto”.
Isto quer dizer que os pontos de referência não estão mais centrados no corpo próprio mas são exteriores ao sujeito, podendo ele mesmo criar os pontos de referência que irão orientá-lo.




Bibliografia: OLIVEIRA, Gislene de Campos. Psicomotricidade: Educação e Reeducação num enfoque Psicopedagógico. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. p.47 a 61.

Um comentário:

Cláudio Medeiros disse...

Que excelente material! Muito bom ter acessado, pois me ajudou muito na realização de um trabalho acadêmico de avaliação psicomotora de uma criança. Este material ajudou a esclarecer as categorias de corpo vivido, percebido e representado, conforme consta no manual de (OLIVEIRA, Gislene de Campos. Avaliação psicomotora a luz da Psicologia e da Psicopedagogia).

Muito obrigado!

Cláudio Medeiros
9º período de Psicologia
Unifacex - Natal/RN